quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

VALE A PENA SIM, Amo a Fisioterapia!

Constantemente tenho visto nas redes sociais e também tenho sido questionado sobre a Fisioterapia, perguntas do tipo "Você acha que vale a pena cursar faculdade de Fisioterapia com um investimento tão alto e salários tão baixos no mercado de trabalho" chegam até a citar valores, algo em torno de R$ 800,00. Sempre tenho sido muito firme nas minhas respostas e digo que sim, VALE A PENA SIM, aprendi com muitos professores durante minha vida acadêmica que quem faz a profissão somos nós, Eu mesmo construo meu espaço no mercado e consequente meu valor como profissional também sou eu quem faço, sempre tento ser o melhor e fazer o melhor, me valorizando e consequentemente fazendo o possível para que a Fisioterapia seja reconhecida como merece e como realmente deve ser, com um valor imensurável por ser uma profissão tão nobre e brilhante que a cada dia devolve cada vez mais o sorriso ao rosto de milhares de pessoas de que alguma forma não tinham mais motivos para sorrir, temos muitos exemplos, tanto no meio das celebridades quanto no meio das pessoas anônimas que sofrem com algum tipo de incapacidade e que tem sua vida melhorada de alguma forma, caso necessite de exemplos é só deixar o Email abaixo nos comentários que envio a cada um, mas, voltando ao assunto, o valor do  profissional quem faz é o profissional e sem dúvidas a coletividade, agindo juntos em busca de um único objetivo, a Valorização Profissional.
Mas, como conseguir a valorização Profissional se muitos profissionais andam na contra-mão, com atitudes que  tornam a profissão cada vez mais fraca, e uma das práticas mais constantes e que contribui para isso é a contratação de acadêmicos para trabalharem em suas clínicas, além de falta de ética e irresponsabilidade é ilegal e uma tremenda falta de respeito com os seus pacientes que muitas das vezes por constrangimento ou por falta de conhecimento nada pode fazer.
Ontem a noite observando a conversa de duas pessoas sobre uma clinica de Fisioterapia na cidade de fortaleza que é bastante conhecida por contratar acadêmicos, inclusive eu mesmo recebi uma ligação dessa clinica me convidando para estagiar na mesma, pois bem, durante a conversa as pessoas, uma acadêmica de Fisioterapia e outra paciente da tal clinica, a paciente perguntava para a acadêmica porque ela não estagiava nessa clinica que era muito bom para aprender e outras coisas, a acadêmica respondeu que este tipo de estágio é contra lei e que na Faculdade já possui estágios, sendo interrompida pela paciente que dizia que o estágio era bom para aprender e que na faculdade não dava pra aprender nada e que na clínica onde ela era atendida quem realizava o atendimento nela era uma acadêmica e que não tinha problema algum pois o tratamento realizado era apenas gelo, TENS, e Ultra-som e ainda disse que a maioria das pessoas que atendiam nessa clinica eram estudantes e que as vezes durante o atendimento que realizavam a estudante ainda ficava no celular.
Como podemos valorizar a Fisioterapia com condutas como esta, que tipo de atendimento é este? como podemos nos valorizar e lutar para que nossa profissão realmente tenha o reconhecimento devido e possamos ter nosso piso aumentado. Juntos, sem duvida alguma podemos e devemos combater práticas como esta e conscientizar acadêmicos do que podem e não podem fazer, e acabar com este absurdo que temos visto, acadêmicos se submetendo estágio para receber R$ 2,00 por hora trabalhada mais vale-transporte, isto jamais podemos aceitar.
E você caro leitor, o que acha? como podemos mudar esta situação lamentável e ter nossa profissão respeitada? como fazer para acabar com denúncias tão banais? Vamos nos unir, vários movimentos já nos mostraram que a união faz a força e juntos sem duvidas podemos algo mais. Eu AMO a FISIOTERAPIA e sempre lutarei contra tais  condutas! Vamos, Nós podemos mudar, Junto conseguiremos!

9 comentários:

  1. Gostei do Bloog, e ...vale apena sim. A fisioterapia é uma paixao pra mim, sei que é dificil mas ainda vem as vacas gordas ...vc e eu e aquele que se manifestar vai ter seu merito, falo de cursos, pos, mestrado etc.

    ResponderExcluir
  2. Cássio, eu também posso dizer que vale a pena ser Fisioterapeuta. Hoje no mercado de trabalho vejo o quanto é bom ser. E como já falou acerca, não pelo salário, mas sim pelo reconhecimento que a população tem por nós que a cada dia cresce mais. O texto é excelente e merece uma maior divulgação. Espero que o Presidente do CREFITO o veja e tome as devidas providências no âmbito de fiscalizar nossa profissão, e não venha colocar culpa no SINFITO, até mesmo porque as ações do mesmo estão sendo contestadas depois da denuncia que o mesmo estava fazendo acordos por trás com os médicos para retirar os processos trabalhistas. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente cássio com o que você escreveu! Sou acadêmico de fisioterapia (Último ano) e estagio de maneira legal. Me valorizo como estagiáro pois acredito que quando o estagiário se valoriza, o profissional é valorizado ainda mais. Tenho um site de fisioterapia: www.franciscogeovane.xpg.com.br e no sábado (28/01) farei uma atualização onde falarei sobre os estagiários de fisioterapia e relação deles com a valorização profissional. Ficarei grato em você acessar! Parabéns pela matéria, e que você continue amando essa profissão maravilhosa chamada Fisioterapia!

    ResponderExcluir
  4. Olá Cássio, adorei o que você escreveu e concordo plenamente.Sou acadêmica de fisioterapia e estou adorando o curso, mais ainda tenho receio por ser um curso muito caro e tem muitos profissionais nesse ramo, tenho um certo medo em relação a remuneração que como eu falei, é um curso muito caro, tenho medo de não ter uma boa remuneração, ainda mais nos dias de hoje que a cada dia, mais profissionais de formam, essa é uma dúvida constante em minha vida!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentário "Anônimo" espero que continue acompanhando nosso blog e comentando nossos posts. Da próxima vez, sinta-se a vontade em identificar-se, caso queira. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Cassio eu gostaria muito de conversar com vc por e-mail. Eu vou começar a fazer fisio agora em março e me identifiquei muito com oq vc escreveu. Pq toda pesquisa que faço, em sites de guia p estudante, existem muitos fisioterapeutas que dizem que nao e p ngm fazer esse curso, que nao e valorizado, e q a pessoa vai se arrepender. Cassio, nao quero desistir. Realmente me vejo ajudando pessoas. Se vc puder entrar em contato cmg, eu agradeceria muito poia preciso de um certo incentivo e conselhos.
    Lee.gomes16@hotmail.com
    obg.

    ResponderExcluir
  7. Cássio, também pretendo cursar Fisio no próximo semestre,porque só de acompanhar me identifico muito com a profissão. Queria me especializar em Fisioterapia Geriátrica, mas muitas pessoas me dizem que será um investimento em vão. Você poderia entrar em contato comigo também?
    Desde já agradeço.
    Meu e-mail é robertamaisa2410@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi eu tambem vou começar a cursar fisio no proximo semestre, mas se for olhar por salario as pessoas desanimam a gente, rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de conversar com voce, meu email é camilaam6006@hotmail.com. Vou começar fisio no proximo semestre, e ja estou assustado com o que as pessoas falam da fisio. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir

É muito bom receber a visita de vocês aqui no blog, um prazer imenso receber seus comentários e interagir com você, sinta-se a vontade em comentar!