
Mas, como conseguir a valorização Profissional se muitos profissionais andam na contra-mão, com atitudes que tornam a profissão cada vez mais fraca, e uma das práticas mais constantes e que contribui para isso é a contratação de acadêmicos para trabalharem em suas clínicas, além de falta de ética e irresponsabilidade é ilegal e uma tremenda falta de respeito com os seus pacientes que muitas das vezes por constrangimento ou por falta de conhecimento nada pode fazer.
Ontem a noite observando a conversa de duas pessoas sobre uma clinica de Fisioterapia na cidade de fortaleza que é bastante conhecida por contratar acadêmicos, inclusive eu mesmo recebi uma ligação dessa clinica me convidando para estagiar na mesma, pois bem, durante a conversa as pessoas, uma acadêmica de Fisioterapia e outra paciente da tal clinica, a paciente perguntava para a acadêmica porque ela não estagiava nessa clinica que era muito bom para aprender e outras coisas, a acadêmica respondeu que este tipo de estágio é contra lei e que na Faculdade já possui estágios, sendo interrompida pela paciente que dizia que o estágio era bom para aprender e que na faculdade não dava pra aprender nada e que na clínica onde ela era atendida quem realizava o atendimento nela era uma acadêmica e que não tinha problema algum pois o tratamento realizado era apenas gelo, TENS, e Ultra-som e ainda disse que a maioria das pessoas que atendiam nessa clinica eram estudantes e que as vezes durante o atendimento que realizavam a estudante ainda ficava no celular.
Como podemos valorizar a Fisioterapia com condutas como esta, que tipo de atendimento é este? como podemos nos valorizar e lutar para que nossa profissão realmente tenha o reconhecimento devido e possamos ter nosso piso aumentado. Juntos, sem duvida alguma podemos e devemos combater práticas como esta e conscientizar acadêmicos do que podem e não podem fazer, e acabar com este absurdo que temos visto, acadêmicos se submetendo estágio para receber R$ 2,00 por hora trabalhada mais vale-transporte, isto jamais podemos aceitar.
E você caro leitor, o que acha? como podemos mudar esta situação lamentável e ter nossa profissão respeitada? como fazer para acabar com denúncias tão banais? Vamos nos unir, vários movimentos já nos mostraram que a união faz a força e juntos sem duvidas podemos algo mais. Eu AMO a FISIOTERAPIA e sempre lutarei contra tais condutas! Vamos, Nós podemos mudar, Junto conseguiremos!
Gostei do Bloog, e ...vale apena sim. A fisioterapia é uma paixao pra mim, sei que é dificil mas ainda vem as vacas gordas ...vc e eu e aquele que se manifestar vai ter seu merito, falo de cursos, pos, mestrado etc.
ResponderExcluirCássio, eu também posso dizer que vale a pena ser Fisioterapeuta. Hoje no mercado de trabalho vejo o quanto é bom ser. E como já falou acerca, não pelo salário, mas sim pelo reconhecimento que a população tem por nós que a cada dia cresce mais. O texto é excelente e merece uma maior divulgação. Espero que o Presidente do CREFITO o veja e tome as devidas providências no âmbito de fiscalizar nossa profissão, e não venha colocar culpa no SINFITO, até mesmo porque as ações do mesmo estão sendo contestadas depois da denuncia que o mesmo estava fazendo acordos por trás com os médicos para retirar os processos trabalhistas. Abraço.
ResponderExcluirConcordo plenamente cássio com o que você escreveu! Sou acadêmico de fisioterapia (Último ano) e estagio de maneira legal. Me valorizo como estagiáro pois acredito que quando o estagiário se valoriza, o profissional é valorizado ainda mais. Tenho um site de fisioterapia: www.franciscogeovane.xpg.com.br e no sábado (28/01) farei uma atualização onde falarei sobre os estagiários de fisioterapia e relação deles com a valorização profissional. Ficarei grato em você acessar! Parabéns pela matéria, e que você continue amando essa profissão maravilhosa chamada Fisioterapia!
ResponderExcluirOlá Cássio, adorei o que você escreveu e concordo plenamente.Sou acadêmica de fisioterapia e estou adorando o curso, mais ainda tenho receio por ser um curso muito caro e tem muitos profissionais nesse ramo, tenho um certo medo em relação a remuneração que como eu falei, é um curso muito caro, tenho medo de não ter uma boa remuneração, ainda mais nos dias de hoje que a cada dia, mais profissionais de formam, essa é uma dúvida constante em minha vida!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário "Anônimo" espero que continue acompanhando nosso blog e comentando nossos posts. Da próxima vez, sinta-se a vontade em identificar-se, caso queira. Abraços.
ResponderExcluirCassio eu gostaria muito de conversar com vc por e-mail. Eu vou começar a fazer fisio agora em março e me identifiquei muito com oq vc escreveu. Pq toda pesquisa que faço, em sites de guia p estudante, existem muitos fisioterapeutas que dizem que nao e p ngm fazer esse curso, que nao e valorizado, e q a pessoa vai se arrepender. Cassio, nao quero desistir. Realmente me vejo ajudando pessoas. Se vc puder entrar em contato cmg, eu agradeceria muito poia preciso de um certo incentivo e conselhos.
ResponderExcluirLee.gomes16@hotmail.com
obg.
Cássio, também pretendo cursar Fisio no próximo semestre,porque só de acompanhar me identifico muito com a profissão. Queria me especializar em Fisioterapia Geriátrica, mas muitas pessoas me dizem que será um investimento em vão. Você poderia entrar em contato comigo também?
ResponderExcluirDesde já agradeço.
Meu e-mail é robertamaisa2410@gmail.com
Oi eu tambem vou começar a cursar fisio no proximo semestre, mas se for olhar por salario as pessoas desanimam a gente, rsrs.
ResponderExcluirGostaria de conversar com voce, meu email é camilaam6006@hotmail.com. Vou começar fisio no proximo semestre, e ja estou assustado com o que as pessoas falam da fisio. Obrigada pela atenção.
ResponderExcluir