quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sedentarismo é doença e causa tantas mortes quanto cigarro


Segundo pesquisadores, falta de atividade física já pode ser considerada uma pandemia mundial




Sedentarismo é doença 
O sedentarismo como fator de risco secundário para doenças é estudado cientificamente desde 19560, mas somente em 1992 foi reconhecido como risco primário, ou a possível causa principal de doenças cardiovasculares e de mortes.

Em 2002, a OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu o sedentarismo como uma doença em si. A definição foi baseada em diversos fatos. Primeiro, as evidências científicas de que o sedentarismo aumenta significativamente o risco de doenças crônicas não-transmissíveis, incluindo as doenças cardiovasculares, o diabetes, a obesidade e certos tipos de câncer.

Além disso, levou-se em conta que o sedentarismo é muito comum, tão ou mais prevalente quanto outros fatores de risco, como hábitos alimentares e tabagismo, e está crescendo no mundo todo.

Finalmente, há indicação de que os efeitos do sedentarismo na a saúde podem ser eliminados ou bastante minimizados com a prática moderada de atividades físicas simples, praticamente sem impacto econômico para os indivíduos e para a sociedade.

QUEM É SEDENTÁRIO:

Embora a maioria das pessoas associe o sedentarismo à ausência de atividades esportivas, a medicina define como sedentária a pessoa que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais, que podem ser a faxina da casa, a ida a pé ao trabalho etc. O sedentário não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana em atividades físicas.

Embora a realização de atividades físicas no dia a dia já represente uma melhora no quadro de sedentarismo, a OMS recomenda a realização de exercícios de intensidade moderada (como a caminhada vigorosa) durante 60 minutos por dia. Essa prática permite a manutenção de um peso saudável, previne a obesidade e traz maiores benefícios à saúde em geral.

COMBATENDO O SEDENTARISMO

Os primeiros passos para deixar de ser sedentário podem ser pequenas mudanças na rotina diária que incluam o trabalho físico na realização de atividades corriqueiras. Subir dois ou três andares de escada em vez de usar o elevador, ir a pé ao trabalho ou, se não for possível, estacionar o carro mais longe para fazer uma pequena caminhada são um bom começo. Parece pouco, mas estudos mostram que, mesmo que as atividades não sejam feitas de forma contínua, acumular pelo menos 30 minutos de trabalho físico por dia já tem efeito na qualidade de vida e na prevenção de doenças.

Para obter maiores benefícios à saúde, o ideal é começar a praticar exercícios de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos, de três a cinco vezes por semana. Caminhar, correr, nadar ou jogar bola são bons exemplos desse tipo de atividade. O mais importante é encontrar uma atividade que seja feita com prazer. Se o exercício é visto apenas como uma obrigação penosa, será difícil manter a constância na atividade, e isso é fundamental para que os benefícios sejam obtidos.

CUIDADOS

É recomendável procurar o médico para iniciar uma atividade física regular se a pessoa leva uma vida sedentária há muito tempo. No caso de cardiopatas, diabéticos, hipertensos e portadores de doenças vasculares, é fundamental procurar o especialista e fazer os exames indicados.

Para esses indivíduos, o exercício físico é importante e considerado parte do tratamento, mas ele deve ser iniciado com supervisão e com controle médico.

O sedentarismo pode ser tão letal quanto o tabagismo. Segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na revista médica The Lancet, a falta de atividade física foi responsável por 5,3 milhões das 57 milhões de mortes registradas no mundo em 2008. O cigarro, por sua vez, leva cerca de cinco milhões de indivíduos a óbito todos os anos, apontam os pesquisadores.

Tais números, de acordo com o relatório, fazem com que o sedentarismo possa ser classificado como uma pandemia. Esse trabalho faz parte de uma série de artigos que o periódico vem divulgando sobre exercícios físicos, aproveitando a proximidade da Olimpíada de 2012, que começa na próxima semana em Londres.

PESQUISA

A pesquisa considerou inatividade física como a prática de menos do que 150 minutos de atividade física moderada (caminhada rápida, por exemplo) ou menos do que 60 minutos de exercícios intensos (como corrida) por semana. Segundo os dados, esse quadro atinge um terço da população mundial adulta (maior do que 15 anos), e é ainda mais prevalente entre os adolescentes: quatro em cinco jovens de 13 a 15 anos não atingem os níveis mínimos de atividade física. O sedentarismo se torna mais comum conforme as pessoas ficam mais velhas e atinge mais mulheres do que homens e pessoas de países risco.

Esse estudo foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores das universidades de Harvard e da Carolina do Sul, ambas nos Estados Unidos, do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), órgão de saúde americano, e do Instituto Nacional para Saúde e Bem-Estar da Finlândia. Para os autores, um dos grandes responsáveis pela inatividade física no mundo são os meios de transportes motorizados, que acabam aumentando o número de horas em que um indivíduo permanece sentado durante o dia.

No artigo, eles reforçam a importância de as autoridades dos países promoverem a atividade física entre a população, ampliarem o acesso das pessoas a espaços públicos onde elas possam exercitar-se e garantirem a segurança de pedestres e ciclistas. Segundo estimativas dos pesquisadores, aumentar os níveis de atividade física entre a população mundial em 10% poderia evitar mais de 500.000 mortes em todo o mundo ao ano.

Fator de risco — De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto maior fator de risco para doenças crônicas, ficando atrás somente da hipertensão, do tabagismo e do colesterol alto. A pesquisa publicada na revista The Lancet mostrou que o sedentarismo causa 6% dos casos de doença cardíaca coronariana, 7% de diabetes tipo 2 e 10% dos casos de cânceres de mama e cólon.



Fonte: Veja 
caracaosaudavel.com

2 comentários:

  1. BOa noite!!!

    Muito boa sua publicação, realmente nos dias de hoje o ser humano tem que começar a pensar um pouco a realizar atividades físicas.... porque apesar tudo somos o futuro de amanhã, ou melhor somos o futuro cansado....

    Sou Fisioterapeuta e me interessei pelo estudo que fizeram. Teria como vc me mandar o link da publicação da revista The Lamcet por e-mail?

    E-mail: ju.mada0411@yahoo.com.br

    Obrigada e parabéns

    Juliana M. S. Paschoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,estarei enviando o link ainda estes dias, continue participando do nosso blog.

      abraços, que DEUS abençoe!

      Excluir

É muito bom receber a visita de vocês aqui no blog, um prazer imenso receber seus comentários e interagir com você, sinta-se a vontade em comentar!