quinta-feira, 8 de março de 2012

A você mulher, minha homenagem.

     O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher, neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. 

     Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

  Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

     Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

   Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".




A você mulher, minha homenagem:

       Neste Dia da Mulher quero fazer a você, mulher uma homenagem especial a todas as mulheres que vivem neste mundo moderno. Pretendo fazer aqui um pequeno retrato em preto e branco da mulher brasileira. 

     Quero esquecer a menina cheia de dengos, malcriada e indolente. Essa menina é protótipo das garotas de novela. Vou exaltar as mulheres de verdade, que são verdadeiros monumentos à luta e ao trabalho. O que será de uma nação que não pode contar com a força do trabalho feminino. 

      Quero lembrar que as mulheres do século vinte e um dão exemplo de maturidade. Você é inteligente, como a maioria das mulheres batalhadoras. Adora discursos feministas para apontar pequenas falhas de seu parceiro. Não aceita nenhum deslize, parece intolerante, mas na verdade é adorável, como tudo que representa o amor. 

      Se as pessoas resolvessem refletir um pouco, mas só um pouquinho mesmo, esse tal de Dia Internacional da Mulher talvez nem precisasse existir, pois me parece evidente que mereçam receber, todos os dias, as maiores e mais justas homenagens.

    São as mulheres que efetivamente movem o mundo. Graças a uma equilibrada mescla de sensibilidade - para alcançar a Justiça - e determinação e pragmatismo para atingir as metas estabelecidas, as grandes mulheres deste planeta conseguem evitar que o mundo descambe definitivamente para o caos irreversível.

   É assim na sociedade e é assim na família. São sempre as mulheres que estabelecem um ponto de equilíbrio nas relações. São as mulheres que vislumbram primeiro as soluções, são elas que sempre arregaçam antes as mangas quando a situação exige uma ação urgente e, além de tudo, são vocês, as mulheres, que sempre se mostram mais atentas para a necessidade dos outros, em casa ou fora dela.

     Por reconhecer em você um exemplo desta Mulher moderna, desta mulher-cidadã, que luta pelo correto e justo, que sabe discutir com propriedade e convencer com bons argumentos e muito charme, vejo-me na obrigação de desejar-lhe que, neste dia especial e em todos os subsequentes, só ocorram coisas boas para você mulher! O dito popular, me rendo, assumo que realmente é verdade que, por trás ou ao lado de todo home de sucesso exite sempre uma mulher, mulher que o auxilio, compreende e a base de sustentação da vida dos homens!


"Elas sorriem quando querem gritar. Elas cantam quando querem chorar.Elas choram quando estão felizes.E riem quando estão nervosas.Elas brigam por aquilo que acreditam.Elas levantam-se para injustiça.Elas não levam "não" como resposta quando acreditam que existe melhor solução.Elas andam sem novos sapatos para suas crianças poder tê-los.Elas vão ao medico com uma amiga assustada.Elas amam incondicionalmente.Elas choram quando suas crianças adoecem e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.Elas ficam contentes quando ouvem sobre um aniversario ou um novo casamento."
                                                                      Pablo Neruda.


2 comentários:

  1. Lindo o texto. De uma sensibilidade... Somos assim mesmo...como Neruda muito bem nos definiu. Belas palavras as suas.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir

É muito bom receber a visita de vocês aqui no blog, um prazer imenso receber seus comentários e interagir com você, sinta-se a vontade em comentar!