Parte 2
Por: Wiron Correia Lima Filho
6º Capítulo: INTERPRETE SEU PAPEL
Todos somos responsáveis pelos projetos que executamos, mas além desta responsabilidade existe a necessidade de INTERPRETARMOS o nosso papel, somos atores de nossa própria ação , somos escritores de nossos roteiros , somos nós que definimos o protagonista .
O THE END da história que nós escrevemos é também ditado por nós, se seremos medíocres em nossos atendimentos ,ou se seremos espetaculares e lembrados por isso ,SÓ DEPENDE DE NÓS!
Nesse filme chamado FISIOTERAPIA não existe papel secundário e somente os MOCINHOS triunfarão . O resto é figurante.
7º Capítulo: O MAU ATENDIMENTO E SUAS RAZÕES
A maior parte das reclamações e insatisfações dos pacientes em relação à Fisioterapia está relacionada com o MAU ATENDIMENTO, não falo apenas da questão técnica , mas do complexo de atitudes que cercam este atendimento.
As principais razões podem ser dividas em:
a) Negação Emocional
Quantas vezes ouvimos falar de pacientes que viveram situações de tratamentos em locais aonde o MAU HUMOR reina absoluto? Várias vezes!
Isso não pode acontecer, isso afeta o paciente, isso desmotiva qualquer recuperação. A maioria das pessoas não é proativa , é reativa e respondem aos estímulos aos quais são submetidas!
Mau humor, tristeza, rancor e melancolia estão diretamente ligados ao fracasso , ao sentimento derrotista. O que o paciente precisa é de sentimento elevado, positivo.
Conselho que dou, quem tiver problemas deixo-os fora de sus vida profissional, os problemas do paciente são nossos, mas o contrário, não!
b)Descompromisso Profissional
Encontramos aqui talvez a pior de todas as razões, pelo fato de não afetar apenas o individual , mas o universo da categoria.
Qdo não há compromisso com aquilo que se faz, normalmente todo o resto cai em ruínas . O indivíduo não se atualiza, não há investimento no seu arsenal tecnológico, o jaleco fica imundo , o consultório idem... é o suicídio profissional. Isso se reflete no atendimento péssimo que ele presta ao seu paciente e o pior respinga na fragilidade histórica de toda uma categoria!
c) Auto-estima diminuta
Quem atende mau, quem trabalha só pra sobreviver padece de um processo de destruição da auto-estima!
Quem pouco se importa com os que o rodeiam, quem não está nem aí pra vida e quem já nem sabe porque existe tem auto-estima baixa.
Atendimentos horrorosos como os realizados em centenas de clínicas no Brasil são fruto da auto-estima declinante de alguns colegas. Não existe nada que justifique o atendimento TRASH , pois essa ação revela muito das aspirações pessoais de quem a gerencia.
8º Capítulo: O FISIOTERAEUTA INVISÍVEL
Por que aos colegas são invisíveis nos seus trabalhos mesmo qdo a condição técnica profissional é boa? A resposta é simples, porque exercem sua atividade no nível do bom. Não basta ser bom, tem que ser ótimo! Claro, vc não vai solucionar todos os casos e nem curar todo mundo, isso tarefa dada a DEUS, mas a FISIOTERAPIA MODERNA não pode ser boa , ela precisa obrigatoriamente ser EXCELENTE!
Não adianta ter resultados satisfatórios com os pacientes, tem que dar SHOW! O SHOW , como a tradução literal fala, é que faz vc aparecer, resultados bons são falsos positivos , o resultado tem que ser INCRÍVEL e o incrível sai da rotina, deixa de boca aberta, emudece o paciente, faz com que este queira , suplique ser atendido. O bom todo mundo é capaz de fazer , o SHOW só os de elevada auto-estima estarão prontos a realizar! Nem sempre o final é a CURA, mas a busca da quebra limites suas e do paciente, ou vc acha que um indivíduo amputado vai ficar curado após seus atendimentos. Os limites sim , esses serão ultrapassados e o responsável é vc com o seu SHOW!
Ficar invisível , fazendo trabalho de formiguinha não enobrece ninguém , o trabalho tem que ser MEGA... aí ele APARECE!
Mostre-se, revele-se profissionalmente e mantenha a humildade no limite do aceitável!
Pessoas admiram marcas, deixe a sua indelével.
9º Capítulo: A RUÍNA PROFISSIONAL E PESSOAL
Cresça na vida! Aposte alto no desenvolvimento intelectual, cultural e claro, científico.
Convivi durante anos com pessoas dentro de um instituição, que simplesmente tinham parado no tempo. Eram profissionais especialistas( importante) , mas sem BRILHO NOS OLHOS, eram empregados, mas não se sentiam donos( mais importante ainda), inexoravelmente fadados à falência pessoal. O crescimento agora era distante da realidade e apenas sobreviviam , agonizando num processo de auto-destruição . Tinham emprego, mas não tinham projetos, nem mais buscavam alavancar suas vidas pessoais, sempre com humor abaixo do aceitável, sempre de mal consigo e com os outros !
Debater assuntos outros, ter conhecimento vasto sobre outras matérias, falar outros idiomas, nem que fosse pra se virar numa viagem de lazer, ou pra traduzir um artigo , isso tudo já não pertencia a este grupo. Tudo muito antes da decadência estrutural e econômica da empresa, pois estava enraizado no íntimo profissional e pessoal destes colegas.
Todas as vezes que esse comportamento se fizer destacado a história da ruína profissional e pessoal será inevitável.
Não deixe esse modelo tomar conta de vc, mude, troque de estratégia, troque de profissão, mas faça algo em prol de si mesmo!
10º Capítulo: GANHE O JOGO
Sempre entre pra ganhar, motivação é a alma do negócio, por maior que seja a adversidade encontrada, por mais difícil que seja o caso clínico, entre pra vencer.
Não deixe que o seu paciente te coloque em dúvida sobre o sucesso dos seus procedimentos, use tudo o que for validado, com ética e honestidade , mas ganhe SEMPRE!
IMPOSSÍVEL é uma palavra que não existe para o FISIOTERAPEUTA MODERNO, impossibilidades são para os que não sabem dar SHOW.
Muitas vezes a solução do problema não está na técnica , no protocolo, mas na abordagem e no conhecimento agregado . O que faz o MESSI ser tão diferente, ganhar o jogo QUASE sozinho? ATITUDE! MESSI não joga bola, ele dá SHOW? Ele não é bom de bola, ele é INCRÍVEL! Assim temos que ser, conduzir um projeto de sucesso é como dar SHOW no gramado...e objetivo final é o GOAL, assim mesmo GOAL!
Técnicas são bolas, estruturas são estádios e o torcedor é o paciente. O torcedor quer a vitória, 1x0 é bom, mas 4x0 é SHOW! Cuidar de gente é bom, vencer obstáculos é SHOW!
Não se contente em acertar algumas vezes, busque acertar sempre, mostre ao paciente que as alternativas são muitas e que vc domina as mesmas. Falhas existiram, mas as frustrações serão menores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É muito bom receber a visita de vocês aqui no blog, um prazer imenso receber seus comentários e interagir com você, sinta-se a vontade em comentar!