segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Doutor?


Prezados,

Alerto para os tratamentos reducionistas na Fisioterapia. O enfoque atual oriundo das diretrizes curriculares, que é eminentemente clínico, favorece construções de projetos de intervenção e confere identidade às abordagens
terapêuticas. 

Eletroestimulação com TENS bifásica ou monofásica, modulada ou não, com tempo (t) e frequência (r) é algo bem diferente de "choquinho".
O conhecimento dos mecanismos lesionais ou disfuncionais biomecânicos e cinesiológicos são essenciais para que os Fisioterapeutas assumam o título de tratamento doutor em detrimento do "ft".

O mister do Fisioterapeuta vai muito além de indicações simplórias de recursos em casos a, b ou c. É um processo que envolve diagnóstico, prognóstico, prescrição terapêutica, indução, controle e decisão pela alta do paciente. Ação personalíssima com cada paciente.

O "ft" exaustivamente discutido nesta lista e outros fóruns, é absolutamente inapropriado. O apropriado é o doutor (aquele que é douto; ou seja, detém conhecimentos). Choquinho é coisa de "ft"; eletroestimulação é coisa de "doutor" fisioterapeuta.

Cordialmente,

Dr. Oséas Moura