sábado, 30 de junho de 2012

'Vacina contra o cigarro' bloqueia a nicotina no cérebro de ratos


Experimento abre caminho para droga que poderia 'imunizar' fumantes





Fumantes poderão um dia ser imunizados contra a nicotina para que deixem de sentir prazer com o hábito, segundo pesquisadores nos Estados Unidos. Os especialistas do Weill Cornell Medical College, em Nova York, criaram uma vacina que leva o organismo do vacinado a produzir anticorpo que atacam a nicotina.



O estudo, feito com ratos de laboratório e publicado na revista científica Science Translational Medicine, mostrou que os índices da nicotina no cérebro dos animais foram reduzidos em 85% após a vacinação.
Serão necessários anos de pesquisa antes que a vacina possa ser testada em humanos. Entretanto, o coordenador do estudo, Ronald Crystal, está convencido de que haverá benefícios.
"Parece-nos que a melhor forma de tratar a dependência crônica por nicotina associada ao fumo é ter esses anticorpos fazendo patrulha, limpando o sangue antes que a nicotina possa ter qualquer efeito biológico", ele disse.
Outras "vacinas contra o fumo", que treinam o sistema imunológico para produzir anticorpos que se acoplam à nicotina, foram desenvolvidas no passado. Esse é o mesmo método usado em vacinações contra doenças.
O desafio até agora tem sido conseguir produzir anticorpos suficientes para impedir que a droga entre no cérebro e produza a sensação de prazer.
Os cientistas do Weill Cornell Medical College, no entanto, usaram um caminho completamente diferente: eles optaram por criar uma vacina baseada em terapia genética que, segundo eles, é mais promissora.
Um vírus geneticamente modificado contendo instruções para a fabricação de anticorpos de nicotina é usado para infectar o fígado do vacinado. Isso transforma o órgão em uma fábrica desses anticorpos.
Após receber injeções de nicotina, ratos que haviam sido imunizados apresentaram 85% menos nicotina em seus cérebros do que um outro grupo de ratos que não havia sido vacinado.
Não se sabe se isso pode ser repetido em humanos ou se esse índice de redução seria suficiente para ajudar fumantes a abandonar o hábito.
Crystal disse que se tal vacina puder ser criada, "as pessoas saberão que se começarem a fumar novamente, não vão sentir prazer devido à vacina contra a nicotina e isso pode ajudá-las a abandonar o hábito".
"Temos muita esperança de que esse tipo de estratégia (de desenvolvimento da) vacina possa finalmente ajudar milhões de fumantes que tentaram parar, tentaram todos os métodos existentes no mercado hoje, mas sentem que a dependência por nicotina é tão grande que acaba derrotando todas essas abordagens atuais."
Também há questões relacionadas à segurança de terapias genéticas em humanos que precisarão ser respondidas.
Darren Griffin, professor de genética da University of Kent, na Inglaterra, disse que os resultados do estudo são "impressionantes e intrigantes, com grande potencial", mas avisou que ainda há muitas questões que precisam ser resolvidas.
Para ele, a questão principal é saber "se os efeitos bioquímicos nos ratos de laboratório se traduziriam em uma dependência reduzida em humanos, uma vez que essas dependências podem ser tanto físicas como psicológicas".
Simon Waddington, do University College London, disse: "A tecnologia em que se baseia a terapia genética está melhorando o tempo todo e é animador ver esses resultados preliminares sugerindo que (a terapia genética) poderia ser usada para resolver o problema da dependência por nicotina".
Se tal vacina fosse criada, poderia haver também questões éticas. Por exemplo, em relação à vacinação de pessoas na infância, antes de que começassem a fumar.


BBC Brasil - Todos os direitos reservados. in Estadão.com.br

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pesquisa identifica duas mutações genéticas envolvidas com o câncer de mama


Uma das variações está associada a um tipo raro e agressivo da doença que não responde ao tratamento convencional




Um estudo publicado nesta quinta-feira na revista médica Nature identificou duas variações genéticas associadas ao câncer de mama que não haviam sido relacionadas à doença anteriormente. Esses resultados fazem parte de um dos maiores trabalhos sobre o sequenciamento genético desse câncer. A pesquisa foi feita por pesquisadores de diversas instituições dos Estados Unidos e do México, incluindo o Instituto Broad, ligado à Universidade Harvard e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.
Após realizarem o sequenciamento genético do DNA obtido pelo tecido de 103 pacientes com câncer de mama, os pesquisadores descobriram que uma mutação envolvendo os genes MAGI3 e Akt3 está associada a um tipo raro e agressivo do câncer de mama. De acordo com os autores, esse tumor não responde ao tratamento convencional aplicado à doença. O outro achado da equipe indicou que mutações nos genes CBFB e RUNX1, que já haviam sido relacionadas a cânceres que atingem o sangue, também estão ligadas aos tumores na mama.
“Antes, esses genes não estariam no topo da lista de genes que acreditamos ter relação com o câncer de mama. É exatamente esse o objetivo de realizar esse tipo de análise. Esses resultados nos dão a oportunidade de identificar variações genéticas que nunca havíamos imaginado estarem envolvidas com o câncer”, diz Alfredo Miranda, chefe do laboratório de genoma do câncer do Instituto Nacional de Medicina Genômica, no México, e um dos autores da pesquisa. “Mostramos que, de fato, há uma grande diversidade de mutações genéticas envolvidas no câncer de mama. Nós não conhecemos todas, mas cada vez mais as novas informações nos ajudarão a identificá-las."

Fonte: VEJA.com

Cirurgia inédita retira tumor de feto dentro de útero


Operação foi realizada em 2010; a menina Leyna Gonzalez nasceu em outubro daquele ano, cinco meses depois.


Médicos do hospital americano Jackson Memorial, em Miami, conseguiram remover um tumor raro da boca de um feto dentro do útero da mãe, no que anunciaram como a primeira cirurgia do tipo realizada no mundo.
A cirurgia foi realizada em 2010, mas só foi divulgada nesta semana.
A menina Leyna Gonzalez nasceu em outubro daquele ano, cinco meses depois da operação que salvou sua vida.
Sua mãe, Tammy Gonzalez, conta que em um exame realizado às 17 semanas de gravidez viu uma "bolha" saindo da boca do feto.
A mãe ouviu dos médicos que se tratava de um teratoma oral, um tumor raro, e que sua filha teria poucas chances de sobrevivência.
Segundo os médicos do Jackson Memorial, esse tipo de tumor é tão raro que foi diagnosticado no hospital somente uma vez nos últimos 20 anos.
Operação
A operação durou apenas pouco mais de uma hora, e o tumor foi retirado com laser.
A mãe recebeu anestesia local, enquanto uma agulha era introduzida no saco amniótico, que envolve o feto.
Tammy disse que os médicos foram "salvadores".
"Quando eles finalmente cortaram a coisa toda, e eu vi aquilo flutuando, foi como se esse enorme peso fosse tirado das minhas costas, e eu pude finalmente ver o seu rosto", lembra a mãe.
A única marca da cirurgia é uma pequena cicatriz no lábio da menina. 

BBC Brasil - Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Diabetes contribui para piora da capacidade cognitiva em idosos, aponta estudo

Pesquisadores observaram que declínio de memória e raciocínio é mais rápido entre pessoas com a doença

O comprometimento da cognição, ou seja, a piora da memória, do raciocínio, da percepção e de outros processos mentais, que ocorre naturalmente conforme a idade avança, pode ser maior se um idoso sofrer de diabetes. Essa é a conclusão de um novo estudo publicado na edição deste mês do periódico Archives of Neurology e desenvolvido na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Essa pesquisa acompanhou, durante dez anos, 3.069 idosos com idade média de 74 anos. Ao longo do estudo, eles responderam a questionários e realizaram testes que avaliaram a capacidade cognitiva de cada um. Os pesquisadores observaram que os indivíduos que já sofriam de diabetes no início do trabalho foram aqueles que tiveram os piores resultados nas avaliações de memória, raciocínio e outros aspectos da cognição. Além disso, esses participantes demonstraram as maiores taxas de declínio da capacidade cognitiva ao longo da pesquisa.

Segundo os autores do estudo, embora algumas pesquisas já tenham apontado para a relação entre diabetes, declínio cognitivo e risco de demências, como a doença de Alzheimer, pouco se sabe sobre as consequências da doença entre idosos. “Esse trabalho suporta a ideia de que idosos com diabetes têm reduzida sua capacidade cognitiva de maneira mais intensa, e que a falta de controle da glicose na corrente sanguínea contribui para esse quadro”, afirmam os pesquisadores no artigo.

Saiba mais

COGNIÇÃO
Conjunto de processos mentais usados no pensamento, na percepção, na classificação, no reconhecimento, na memória, no juízo, na imaginação e na linguagem. O comprometimento cognitivo é uma das características mais importantes da demência, como na doença de Alzheimer

Fonte: VEJA


Quer saber mais sobre a diabetes, tirar dúvidas, como previnir, como tratar, deixe seu comentário com sua dúvida ou envie um email para cassiodiegoo@gmail.com.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Vaca clonada começa a produzir leite similar ao materno

"Esta é uma maneira de contribuir com a luta contra a mortalidade infantil, já que uma proteína permite evitar doenças infecciosas do aparelho digestivo e evitar anemia nos recém-nascidos"

Uma vaca clonada por cientistas argentinos com genes bovinos e humanos começou a produzir leite similar ao materno como forma de contribuir na luta contra a mortalidade infantil, informou nesta segunda-feira, 11, a universidade responsável pelos estudos.

Pesquisadores da Universidade Nacional de San Martín (Unsam) e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) inseriram dois genes humanos codificadores de duas proteínas presentes no leite humano em "Issa", uma vaca clonada no ano passado.

As proteínas são lactoferrina e a lisozima, incorporadas no DNA da vaca, também conhecida como "Rosinha". "Esta é uma maneira de contribuir com a luta contra a mortalidade infantil, já que uma proteína permite evitar doenças infecciosas do aparelho digestivo e evitar anemia nos recém-nascidos", explicou o reitor da Unsam, Carlos Rota.

De acordo com o investigador Germán Kaiser, do Grupo de Biotecnologia da Reprodução do INTA, a pesquisa não pretende substituir o vínculo mãe-filho durante a lactação, mas é destinada aos bebês que, por distintas razões, não têm acesso ao leite de suas mães, acrescentou.

Os cientistas conseguiram assim incluir na vaca transgênica dois genes humanos no genoma bovino, o que permitiu que as duas proteínas estivessem presentes na glândula mamária durante a amamentação, indicou a universidade.

"Issa", nascida em abril de 2011 no INTA, foi apresentada em junho do ano passado pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Na ocasião, Cristina garantiu que a vaca se transformaria na "primeira no mundo capaz de produzir leite materno".

Argentina entrou no clube da clonagem destinada a criar vacas transgênicas com fins medicinais em agosto de 2002, com o nascimento de "Pampa", fruto de uma clonagem realizada por analistas do laboratório local Bio Sidus com o intuito de obter leite bovino com a proteína de crescimento humano "hGH".

Os descendentes de "Pampa", a primeira bezerra clonada na América Latina, produzem leite do qual é extraída essa proteína para produzir remédios para crianças com problemas de crescimento com menor custo.

Nos últimos anos, cientistas argentinos clonaram cavalos e touros a fim de obter exemplares de melhor rendimento.

Fonte: Estadão.com

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O desabafo de um pai que clama por Justiça, isto é uma vergonha.

Isto é um Absurdo, Não podemos nos calar diante de tremendo absurdo, não podemos permitir que isto se torne apenas mais um caso de desrespeito com o povo e falta de ética por parte daqueles que se formaram para salvarem vidas e infelizmente fazem o contrário. Vamos divulgar este vídeo! conto com vocês.
Sabemos que situações como está ocorrem diariamente e muitos que irão ler este post já foram vitimas de algo parecido! 

Isto não pode mais se repetir!!!





O Brasileiro que nao se cala diante dos "PODEROSOS"




Preceitos indispensáveis para um verdadeiro FISIOTERAPEUTA! Parte - 2

Série NOVA FISIOTERAPIA


Parte 2
Por: Wiron Correia Lima Filho 

6º Capítulo: INTERPRETE SEU PAPEL



Todos somos responsáveis pelos projetos que executamos, mas além desta responsabilidade existe a necessidade de INTERPRETARMOS o nosso papel, somos atores de nossa própria ação , somos escritores de nossos roteiros , somos nós que definimos o protagonista . 
O THE END da história que nós escrevemos é também ditado por nós, se seremos medíocres em nossos atendimentos ,ou se seremos espetaculares e lembrados por isso ,SÓ DEPENDE DE NÓS! 
Nesse filme chamado FISIOTERAPIA não existe papel secundário e somente os MOCINHOS triunfarão . O resto é figurante.

7º Capítulo: O MAU ATENDIMENTO E SUAS RAZÕES

A maior parte das reclamações e insatisfações dos pacientes em relação à Fisioterapia está relacionada com o MAU ATENDIMENTO, não falo apenas da questão técnica , mas do complexo de atitudes que cercam este atendimento.
As principais razões podem ser dividas em:
a) Negação Emocional 
Quantas vezes ouvimos falar de pacientes que viveram situações de tratamentos em locais aonde o MAU HUMOR reina absoluto? Várias vezes!
Isso não pode acontecer, isso afeta o paciente, isso desmotiva qualquer recuperação. A maioria das pessoas não é proativa , é reativa e respondem aos estímulos aos quais são submetidas! 
Mau humor, tristeza, rancor e melancolia estão diretamente ligados ao fracasso , ao sentimento derrotista. O que o paciente precisa é de sentimento elevado, positivo. 
Conselho que dou, quem tiver problemas deixo-os fora de sus vida profissional, os problemas do paciente são nossos, mas o contrário, não!

b)Descompromisso Profissional
Encontramos aqui talvez a pior de todas as razões, pelo fato de não afetar apenas o individual , mas o universo da categoria.
Qdo não há compromisso com aquilo que se faz, normalmente todo o resto cai em ruínas . O indivíduo não se atualiza, não há investimento no seu arsenal tecnológico, o jaleco fica imundo , o consultório idem... é o suicídio profissional. Isso se reflete no atendimento péssimo que ele presta ao seu paciente e o pior respinga na fragilidade histórica de toda uma categoria!

c) Auto-estima diminuta
Quem atende mau, quem trabalha só pra sobreviver padece de um processo de destruição da auto-estima! 
Quem pouco se importa com os que o rodeiam, quem não está nem aí pra vida e quem já nem sabe porque existe tem auto-estima baixa.
Atendimentos horrorosos como os realizados em centenas de clínicas no Brasil são fruto da auto-estima declinante de alguns colegas. Não existe nada que justifique o atendimento TRASH , pois essa ação revela muito das aspirações pessoais de quem a gerencia.

8º Capítulo: O FISIOTERAEUTA INVISÍVEL 
Por que aos colegas são invisíveis nos seus trabalhos mesmo qdo a condição técnica profissional é boa? A resposta é simples, porque exercem sua atividade no nível do bom. Não basta ser bom, tem que ser ótimo! Claro, vc não vai solucionar todos os casos e nem curar todo mundo, isso tarefa dada a DEUS, mas a FISIOTERAPIA MODERNA não pode ser boa , ela precisa obrigatoriamente ser EXCELENTE!
Não adianta ter resultados satisfatórios com os pacientes, tem que dar SHOW! O SHOW , como a tradução literal fala, é que faz vc aparecer, resultados bons são falsos positivos , o resultado tem que ser INCRÍVEL e o incrível sai da rotina, deixa de boca aberta, emudece o paciente, faz com que este queira , suplique ser atendido. O bom todo mundo é capaz de fazer , o SHOW só os de elevada auto-estima estarão prontos a realizar! Nem sempre o final é a CURA, mas a busca da quebra limites suas e do paciente, ou vc acha que um indivíduo amputado vai ficar curado após seus atendimentos. Os limites sim , esses serão ultrapassados e o responsável é vc com o seu SHOW!
Ficar invisível , fazendo trabalho de formiguinha não enobrece ninguém , o trabalho tem que ser MEGA... aí ele APARECE!
Mostre-se, revele-se profissionalmente e mantenha a humildade no limite do aceitável!
Pessoas admiram marcas, deixe a sua indelével.

 Capítulo: A RUÍNA PROFISSIONAL E PESSOAL



Cresça na vida! Aposte alto no desenvolvimento intelectual, cultural e claro, científico.
Convivi durante anos com pessoas dentro de um instituição, que simplesmente tinham parado no tempo. Eram profissionais especialistas( importante) , mas sem BRILHO NOS OLHOS, eram empregados, mas não se sentiam donos( mais importante ainda), inexoravelmente fadados à falência pessoal. O crescimento agora era distante da realidade e apenas sobreviviam , agonizando num processo de auto-destruição . Tinham emprego, mas não tinham projetos, nem mais buscavam alavancar suas vidas pessoais, sempre com humor abaixo do aceitável, sempre de mal consigo e com os outros !
Debater assuntos outros, ter conhecimento vasto sobre outras matérias, falar outros idiomas, nem que fosse pra se virar numa viagem de lazer, ou pra traduzir um artigo , isso tudo já não pertencia a este grupo. Tudo muito antes da decadência estrutural e econômica da empresa, pois estava enraizado no íntimo profissional e pessoal destes colegas.
Todas as vezes que esse comportamento se fizer destacado a história da ruína profissional e pessoal será inevitável.
Não deixe esse modelo tomar conta de vc, mude, troque de estratégia, troque de profissão, mas faça algo em prol de si mesmo!

10º Capítulo: GANHE O JOGO


Sempre entre pra ganhar, motivação é a alma do negócio, por maior que seja a adversidade encontrada, por mais difícil que seja o caso clínico, entre pra vencer.
Não deixe que o seu paciente te coloque em dúvida sobre o sucesso dos seus procedimentos, use tudo o que for validado, com ética e honestidade , mas ganhe SEMPRE! 
IMPOSSÍVEL é uma palavra que não existe para o FISIOTERAPEUTA MODERNO, impossibilidades são para os que não sabem dar SHOW. 
Muitas vezes a solução do problema não está na técnica , no protocolo, mas na abordagem e no conhecimento agregado . O que faz o MESSI ser tão diferente, ganhar o jogo QUASE sozinho? ATITUDE! MESSI não joga bola, ele dá SHOW? Ele não é bom de bola, ele é INCRÍVEL! Assim temos que ser, conduzir um projeto de sucesso é como dar SHOW no gramado...e objetivo final é o GOAL, assim mesmo GOAL!
Técnicas são bolas, estruturas são estádios e o torcedor é o paciente. O torcedor quer a vitória, 1x0 é bom, mas 4x0 é SHOW! Cuidar de gente é bom, vencer obstáculos é SHOW! 
Não se contente em acertar algumas vezes, busque acertar sempre, mostre ao paciente que as alternativas são muitas e que vc domina as mesmas. Falhas existiram, mas as frustrações serão menores!

Preceitos indispensáveis para um verdadeiro FISIOTERAPEUTA! Parte - 1


Hoje estaremos falando sobre a nova visão da Fisioterapia com base em conceitos modernos de mercado e comportamento profissional.

Estaremos reproduzindo aqui uma Série de publicações do amigo, Fisioterapeuta e Presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapia - SBF, Dr. Wiron Correia Lima Filho.


Tenho certeza de que gostarão e servirá para o crescimento de muitos amigos Fisioterapeutas, que precisam tomar para si o espirito do que realmente é ser Fisioterapeuta, e levar consigo a real essência desta ciência, com amor.


1º Capítulo: ENTUSIASMO

Os entusiastas realizam grandes coisas, vencem grandes desafios.
Reforçar o entusiasmo todos dias significa abrir portas para vencer qualquer dificuldade no trabalho e na vida!
Não existe possibilidade de aceitar a derrota, por mais difícil que possa ser o caso clínico ou a situação , com ENTUSIASMO você vencerá!

2º Capítulo: BRILHO NOS OLHOS

Uma das coisas mais interessantes que existe é a relação entre o sucesso e o brilho nos olhos de quem executa um projeto.
Quando eu era professor de uma faculdade , no curso de Fisioterapia sabia quem iria "fazer diferença " e quem iria apenas " sobreviver profissionalmente" , via isso apenas pelo BRILHO NOS OLHOS!
Brilho nos olhos significa paixão , significa prazer. Sempre e em qualquer lugar o tema Fisioterapia precisa ser debatido, fomentado com paixão. 
Ao conduzir o projeto terapêutico de um paciente é necessário BRILHO NOS OLHOS, paixão. A certeza de uma condução vencedora inicia-se com esse brilho.
Não oferecemos aos nossos pacientes meras SESSÕES ( como alguns falam), não oferecemos TRATAMENTOS, REABILITAÇÕES ,RPG,HIDROTERAPIAS... VENDEMOS SONHOS e para se vender sonhos é preciso BRILHO NOS OLHOS. Ninguém compra nada de um vendedor MORTO, que não olha pra você, mas qdo existe BRILHO NOS OLHOS compra-se com segurança e prazer!

3º Capítulo: ORGULHO DO QUE FAZ

Não existe nada mais contraproducente do que um profissional fisioterapeuta que não se orgulha do que faz. Geralmente esses profissionais não são ENTUSIASTAS e nunca tiveram BRILHO NOS OLHOS. 
Dúvidas sobre a carreira , todos tiveram e mente quem afirma o contrário.
Acorde orgulhoso, aperte a mão de quem lhe for apresentado e diga em bom tom, meu nome é "Fulano de Tal" , sou FISIOTERAPEUTA e pense : EU REALIZO SONHOS... e pode ter certeza isso fará muita diferença.
Se existe uma coisa que me deixa triste e ao mesmo tempo furioso é qdo chego a um hospital e vejo os meus colegas com aquela " cara amarela ", como se estivessem prontos para a forca. 
NÃO PODE SER ASSIM!
Devemos sentir orgulho pelo que fazemos. 
Se vc não sente orgulho pelo que faz , está na hora de repensar o seu projeto de vida!

4º Capítulo: AMBIÇÃO

Esta é uma característica de vencedores. Quem não tem AMBIÇÃO passa pela vida sem ser apresentado à ela...
Falo da AMBIÇÃO saudável , aquela livre de INVEJA, aquela relacionada com projetos de vida, sejam profissionais ou pessoais.
Os melhores são sempre AMBICIOSOS e serão destaques, pois o mundo precisa de ambição, ela te faz crescer, te faz acreditar que não existe o impossível...
Quem tem AMBIÇÃO tem BRILHO NOS OLHOS, tem ENTUSIASMO e se ORGULHA DO QUE FAZ , por saber que vencerá e pata vencer tem que dar espetáculo e não apenas ficar na platéia!

5º Capítulo: SER EXCELENTE

Na Fisioterapia Moderna temos a obrigação de realizarmos atendimentos excelentes. Não há espaço para mediocridade, não há vagas para os de pouca auto-estima, apenas aqueles que se propuserem à excelência serão vencedores, o restante somente sobreviverá.
Os pacientes buscam muito mais que apenas tratarem seus problemas de saúde, eles querem muito mais, eles clamam por RESOLUTIVIDADE , imploram por DIFERENCIAIS, mas não apenas TÉCNICOS , mas COMPORTAMENTAIS!
Temos que aliar o conhecimento e a tecnologia a um MODUS OPERANDI envolvente , no sentido de mostrar ao paciente a real dimensão de importância do processo no qual está inserido: o PROCESSO FISIOTERAPÊUTICO! 
Muitas vezes temos as melhores formações, cursos, aparelhos, técnicas , mas deixa-se o sozinho numa sala na companhia de uma máquina , os banheiros são podres, a recepção uma lástima, as secretárias são terríveis . Qdo isso acontece, vc pode ser o melhor, de nada vai adiantar , faltou ser EXCELENTE!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Poluição pode provocar ataque cardíaco


Estar exposto com frequência à poluição pode provocar ataque cardíaco. Um congestionamento longo não é causa somente de estresse, o efeito pode ser direto na saúde cardíaca. Uma pesquisa americana mostra que a inalação dos poluentes e da fumaça que sai dos veículos levar o ser humano a sofrer um ataque do coração.
Outra pesquisa publicada pelo periódico inglês British Medical Journal, relata que o risco está nas partículas poluentes e no dióxido de nitrogênio, um gás que é liberado pelos veículos. Estar respirando esses elementos por muito tempo pode fazer com que o pulmão retenha-os, levando a um iminente ataque do coração 6 horas depois desta exposição, considerando, claro, outros fatores, como a própria condição cardíaca da pessoa. Entre os estudiosos do tema este é chamado “efeito colheita da poluição”.
O resultado foi publicado depois de análise feita em 79.288 casos. O doutor Krishnan Bhaskaran, daEscola de Higiene e Medicina de Londres, desenvolveu a pesquisa no decorrer de 3 anos. Também foram medidos os efeitos dos níveis de ozônioenxofre monóxido de carbono. “A maioria destes poluentes oferecem risco o suficiente para desencadear um ataque do coração 6 horas depois de uma exposição prolongada”, reiterou o responsável pelo estudo.

Outro especialista e estudioso do tema, o professor Jeremy Pearson, da British Heart Foundation, complementa que a poluição do ar pode ter outro efeito no corpo humano: "engrossa o sangue". Com isso, as artérias podem ser obstruídas de um modo muito mais rápido, aumentando a possibilidade de se sofrer um ataque cardíaco, ou levando pessoas saudáveis a desenvolver uma doença do gênero.
Diante das informações, o professor orienta que aquelas pessoas diagnosticadas com problemas cardíacos devem manter-se afastados de locais poluídos sempre que possível, sob a hipótese de sofrer sérios riscos.
advertência é reforçada pela realidade constatada: somente no Reino Unido a poluição do ar é a responsável por cerca de 29 mil mortes prematuras a cada ano.

Fonte: OutraMedicina.com

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cientistas fazem ratos paralisados voltarem a andar


Pesquisadores na Suíça conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a caminhar com as próprias pernas

Cientistas europeus anunciaram nesta quinta-feira que conseguiram fazer com que ratos paralisados voltassem a andar. O tratamento combina estímulo da medula espinhal e um suporte robótico. O estudo, realizado por pesquisadores da Suíça, foi publicado na revistaScience.



Muitos cientistas trabalham em tratamentos para ajudar pessoas que sofreram lesões na medula espinhal a recobrarem os movimentos. O novo estudo mostra como uma dessas abordagens pode funcionar. A chave do sucesso da terapia foi conseguir fazer com que os ratos participassem da própria reabilitação. Após o tratamento, os animais demonstraram um aumento quatro vezes superior nas conexões entre o cérebro e a medula espinhal.
Conexões reativadas — O tratamento combina estímulo eletroquímico da medula espinhal, imitando os sinais que o cérebro normalmente envia para movimentar dos membros, e um equipamento de reabilitação que ajuda os ratos a se levantarem. A armadura robótica dá estabilidade aos movimentos, evitando que o animal caia. Com ela, os roedores conseguiram se mover em duas patas.
 "No começo, o animal se esforça e é muito difícil. Então, o rato consegue dar o primeiro passo e fica surpreso. Ele olha para você como se estivesse pensando: 'Uau, eu andei!'", disse Gregoire Courtine, autor do estudo e diretor do departamento de tratamento de lesões na medula espinhal da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. 

Prêmio de chocolate   Para estimular os ratinhos, os cientistas ofereciam uma recompensa de chocolate. Após duas ou três semanas, à medida que suas habilidades aumentaram, os animais tornaram-se capazes de, voluntariamente, subir escadas, desviar de obstáculos e até mesmo correr. "Tivemos um percentual muito elevado de sucesso com estes animais. Sempre observamos, em todos os animais que tratamos, a recuperação do movimento voluntário", disse Courtine, acrescentando que mais de 100 ratos de laboratório foram testados.

Um tratamento similar foi testado em um americano de 20 anos chamado Rob Summers, que ficou paralisado da cintura para baixo em um acidente de carro e cujos progressos foram tema de um artigo publicado em 2011 no periódico médico britânico The Lancet. O estudo de caso forneceu a primeira prova de que estes tratamentos podem ajudar a restaurar o movimento voluntário em humanos. 

Mais testes — Em entrevista à Associated Press, John McDonald, diretor do Centro Internacional de Lesão da Medula Espinhal do Instituto Kennedy Krieger, em Baltimore, nos Estados Unidos, observou que a lesão nos ratinhos do experimento suíço é diferente daquela que normalmente é vista em humanos. "Será preciso fazer mais estudos envolvendo lesões típicas de humanos", disse. Courtine disse que espera começar os testes em humanos usando a técnica de sua equipe nos próximos dois anos.


Fonte: Veja.com

Respire Pilates

O Pilates já nasceu estreitamente ligado ao tema da respiração. O seu criador, Joseph Hubertus Pilates, foi uma criança raquítica e asmática e passou sua vida pesquisando atividades físicas que melhorassem sua função respiratória e como consequência, o seu desenvolvimento corporal. Podemos dizer que foi muito bem sucedido em sua busca uma vez que posteriormente tornou-se modelo para aulas de anatomia.

Pilates, Respiração e Saúde:

A respiração é frequentemente automática e inconsciente, mas também pode ser um ato voluntário e consciente. Ela normalmente se distribui em três planos principais: anterior-posterior, lateral e superior-inferior. Nenhuma dessas respirações sozinha é a correta nem totalmente nociva ou boa; precisamos saber equilibrá-las, otimizá-las e diferenciá-las, desenvolvendo a consciência do momento em que cada uma delas é mais indicada ou necessária.

Com o Pilates, buscamos um equilíbrio desses três planos respiratórios.

A respiração pode ser enfatizada e utilizada como instrumento para atingir qualidade na execução dos movimentos. O contrário também acontece, pois movimentos adequados do tronco estimulam e ampliam a entrada e a saída de ar dos pulmões. Uma respiração bem trabalhada explora movimentos laterais, inferiores e posteriores da nossa “cesta” torácica, um forte complexo de tecidos corporais do qual participam os ossos das costelas, da coluna e do peito, o esterno. Naturalmente mais rígida, por sua função de proteção dos nossos órgãos vitais, a mobilidade desta estrutura no entanto é fundamental para a saúde e eficiência em praticamente todas as nossas funções na vida.
A respiração profunda ou forçada é um excelente treino para os abdominais. Quando expiramos com mais força e colocamos as mãos na barriga, sentimos a ação destes músculos, que são os que nos curvam para frente promovendo a flexão de coluna. A expiração então pode facilitar a mobilização da coluna em flexão. Por outro lado, a inspiração profunda faz o peito subir e a coluna iniciar um arco para cima e para trás, e essa respiração pode auxiliar na realização do movimento de extensão da coluna, que é tão importante para alcançar um objeto em uma prateleira acima da cabeça, quanto para nadar ou realizar o exercício de Pilates chamado de Swimming, por exemplo.  Ao mesmo tempo que a respiração pode facilitar a execução dos movimentos, pode também, quando utilizada ao contrário, servir de elemento desafiador. A respiração assim, além de ser usada na mobilização da coluna em planos múltiplos de movimento simples ou combinados, contribui com a estabilização da coluna ou organização de quem se move, utilizando os mesmos princípios acima expostos. Para exemplificar, suponhamos que alguém com pouca experiência corporal, ao elevar o braço acima da cabeça desorganize o tronco projetando excessivamente as costelas para frente. Poderíamos usar a expiração forçada nesta ação para evitar este erro.
Desta forma, economizamos gasto energético tornando mais eficiente e segura a execução tanto de movimentos comuns do dia à dia, quanto das atividades esportivas ou mesmo de exercícios.
Pilates nos auxilia na devolução aos sedentários, aos fumantes e ex-fumantes, às gestantes no terceiro trimestre e a tantas outras pessoas que com frequência não respiram de forma eficaz, uma organização corporal mais eficiente, com estratégias motoras que promovem uma  otimização da respiração e resultam na melhoria da qualidade de vida.

O Chuveiro Interno

A respiração é também responsável por importantes mudanças fisiológicas.
A inspiração e expiração consistentes e plenas auxiliam a nutrição celular e a eliminação de impurezas e subprodutos do metabolismo. Pilates chamava esse mecanismo de limpeza de “chuveiro interno” que revigora e rejuvenesce a mente e o corpo.
A respiração profunda ou forçada otimiza a troca de gases O2 e CO2. Quando essa troca é mais eficiente, o resultado é uma melhora do humor, da imunidade, da saúde dos mais diversos tecidos corporais.
Quando nos exercitamos, estimulamos a produção de substâncias tais como endorfina e seratonina, que aliadas à oxigenação corporal, nos tornam mais produtivos mental e fisicamente, e aumentam nossa sensação e percepção de prazer. atuando na diminuição dos sintomas de dor, depressão, irritação e cansaço tão comuns entre os que utilizam a respiração acessória como fonte principal.
Movimentar a coluna de forma segmentada através de exercícios específicos e respirar profundamente são recursos do Pilates que também estimulam o sistema nervoso autônomo. Este sistema que fica aconchegado à nossa coluna é responsável por regular funções como o sono, o relaxamento, os batimentos cardíacos, a circulação, a digestão, a eliminação dos dejetos, nossa produção de hormônios.... tantos elementos indispensáveis ao equilíbrio e o bom funcionamento do organismo.
Segundo Alexander Lowen, em seu livro Prazer – Uma abordagem Criativa da Vida, de 1970, “ As sensações são determinadas pela respiração e pelos movimentos.....Estar cheio de vida é respirar profundamente, mover-se livremente e sentir com intensidade. Essas verdades não podem ser ignoradas se valorizamos a vida e o prazer....A respiração profunda carrega o corpo e literalmente faz com que tenha vida”.
Quando a respiração é limitada, ela compromete a mobilidade e a vitalidade de todo o corpo.
A prática constante e adequada de Pilates nos ajuda a relaxar, sensibilizar, desacelerar o ritmo em todas as áreas do nosso viver.
Cito aqui uma frase de profunda beleza e significado, que escutei de Márcia Santiago, amiga e educadora da Physio Pilates, que revela a importância desse tema: “A respiração é o nosso primeiro e último ato de vida”.

Fonte: Aliança Brasileira de Pilates -




Alice Becker